PARCELAMENTO EM ATÉ 3X SEM JUROS | FRETE ÚNICO PARA SÃO LUIS/MA

Quarto Montessori Sensorial

Thisci Mesquita

Veja em 360°

Produtos ShowKids neste ambiente

CONCEITO DO PROJETO:

Os ambientes influenciam diretamente no comportamento e nas emoções de seus usuários. Estudos comprovam que os seres humanos passem cerca de 90% de seu tempo de vida em espaços internos, desta forma proporcionam ambiente acolhedores, aconchegantes e estimulantes é de fundamental importância.

No caso de projetos para dormitório infantis, devemos ter uma maior atenção, visto que de acordo com estudos da médica e pedagoga Maria Montessori, os primeiros anos de vida de um indivíduo são os mais importantes para sua formação, determinantes para a constituição de sua personalidade, autoestima e caráter, a mente da criança funciona como uma esponja, absorve tudo que está ao seu redor.

Podemos dizer que nós adquirimos os conhecimentos através da nossa inteligência, enquanto a criança os absorve com a sua vida psíquica. […] A criança, ao contrário, sofre uma transformação: as impressões não só penetram na sua mente, como a formam. Encamam-se nela. A criança cria a própria “carne mental”, usando as coisas que se encontram no seu ambiente. Denominamos o seu tipo de mente de Mente Absorvente.’ – Maria Montessori em ‘Mente Absorvente’. 1949, p. 36.

Toda criança tem a necessidade de se sentir pertencente aos ambientes para que seu cérebro capte seus melhores estímulos. Sendo assim, projetar um ambiente que obedeça aos parâmetros ergonômicos e funcionais, oferecer itens acessíveis, iluminação e acústica correta, faz com que a criança tenha sua autoestima fortalecida. Muitos pais me perguntam, “mas como elas vão absorver esses estímulos?”, e a resposta é simples, através das sensações.

‘Se prepararmos um ambiente em casa que seja adequado às dimensões da criança, às suas forças, às suas faculdades psíquicas, se as deixarmos viver com liberdade, teremos dado um passo imenso rumo à solução do problema educativo em geral, pois teremos dado à criança o seu ambiente.’ – Maria Montessori em 1929, p. 65)

Outro ponto importante a ser levantado é que cada indivíduo é único, e sim, a Montessori em Família, a  criança tem que ter voz e dizer o que ela quer para o mundo = ambiente dela. Aqui no Abe Arquitetura brifamos cada cliente de forma única, e as crianças não são diferentes. Pensei bastante de como seria o perfil do cliente do quarto Montessori sensorial infantil, e cheguei a conclusão que não teríamos como fazer um quarto nesse nível detalhes sem um cliente real. Foi ai que encontramos com a Maria Clara, 4 anos, filha de uma cliente, sentei em um banquinho para ficar da altura dela e perguntei “Maria, vamos reformar o seu quarto?” e ela respondeu sem pestanejar “Claro, tia! Preciso”. Opa, aquela resposta me instigou, mas o melhor estava por vir, continuei minha interação “e vamos fazer de que?” e ela disse “de Dino, tia! Sou louca por Dinos”.

Fui para casa e não conseguia tirar aquele pedido da minha cabeça, como seria fazer um quarto de Dino para uma menina?”. Pedi permissão a Priscila Vidigal, mãe da Maria, para que ela fosse minha cliente do Quarto Montessori sensorial.

No dia seguinte busquei a Maria na casa dela e fomos para a loja ViraTempo, gostamos de fazer o briefing com os pequeninos em ambientes lúdicos, que eles se sintam confortáveis, e que me permita entra no mundo da criança, através de desenhos, brincadeiras. Nessa entrevista tivemos um longo papo sentadas cada uma em um balanço.

Ela me explicou muito sobre os dinossauros, suas espécies e particularidades, e o que mais me chamava atenção era como ela falava com carinho daqueles bichinhos que normalmente temos a imagem daquele bicho feroz do filme Jurassic Park, ela dizia “minhas amigas acham feio, mas tia, eles são tão fofinhos! Você precisa ver”, “Tia, sabia que eu tenho um pet de dinossauros no meu quarto?”, “Tia os herbívoros se alimentam sempre a noite, na hora que eu estou dormindo, por isso nunca vejo eles comendo”.

A cada frase da Maria, eu me encantava mais, e é incrível perceber como cada criança cria seu ambiente. Enquanto nos balançamos perguntei “Maria, você queria um balanço no seu quarto?” e ela respondeu “ah tia! Seria muita gentileza colocar um balanço no meu quarto” (Não estou exagerando, tinham outras pessoas de prova).

Maria Clara pontuou também que não gostava da cor do seu quarto, rosa pink, “meus Dinos não aguentam mais aquele rosa, eu amo rosa, mas queria um rosa mais clarinho. O rosa do meu quarto minha mãe que gosta”. E queixou-se também da falta de iluminação do quarto “tia, eu brinco, estudo, faço tudo na sala porque meu quarto é muito escuro”. Percebam como ela, com apenas quatro anos sabe identificar perfeitamente pontos que não estão em conformidade para ela.

E quando perguntamos a ela a cor que não poderia faltar no seu quarto, mais uma surpresa: “Preto e branco”. Vamos lá, que desafio! Um quarto de Dino, para uma menina super delicada, que quer um balanço no quarto, bem iluminado, sem faltar preto e branco. Ah, quase ia esquecendo, Maria pediu que colocássemos algumas plantinhas no quarto pois não podíamos esquecer o alimento dos dinossauros herbívoros.

Pensando nos pedidos da Maria e em como aguçar o maior número de sentimentos possíveis no dormitório, chegamos as seguintes especificações.

Usamos mobiliário todos com dimensionamento de acordo com os parâmetros ergonômicos para crianças da idade dela, ou seja, temos cama acessível, o guarda-roupa feito com gavetas e cabide acessível, mesa de estudo regulável para acompanhar o crescimento dela.

Para aguçar o tato usamos o piso vinílico da durafloor, o piso vinílico possui uma textura quentinha garantindo aconchego ao quarto. A pintura das paredes usamos a textura camurça da tintas e cia. Além da textura da corda presente no balanço e nas prateleiras, o tapete é de tricot, e almofadas de pelúcia. No teto usamos a textura Ornamentalle, que é uma tinta com varias pedrinhas, você pode me perguntar “mas no teto ela não consegue pegar, como vamos aguçar o tato?”, nosso cérebro é perfeito, por mais que a criança não possa pegar, mas só pelo olhar e suas experiencias, ela saberá identificar a sensação de pegar nas pedrinhas do teto.

Já na visão, fizemos uso de mdf com laca em alto brilho e em laca em acabamento acetinado. Como a Maria pediu o preto e o branco, trouxemos o painel com folhas de bananeiras preto e branco atrás da cama branquinha com detalhe em palha, casando com a cortina preta e branca e os baús de brinquedos, nessa clássica combinação damos sempre um toque final com algum detalhe em rosa seco garantindo sempre um ar delicado e doce como é a Maria.

Ainda na visão, pensamos em uma iluminação geral na temperatura de cor de 4000k na área de estudo, uma iluminação indireta deixando o quarto com um ar mais intimista em 3000k, e as fitas de leds e pendentes na temperatura de cor 2700k para criar uma cena encantadora na hora de dormir. Criar cenas é sempre uma ótima forma de estimular a criança.

No quesito audição, trouxemos o forro com isolamento acústico Cleaneo da Kanff. Os tablados em mdf produzem um som diferente ao toque do pé, diferente do vinílico, o que garante a criança mais um fator para perceber essa “separação” de espaço.

Para o olfato, trabalhamos as plantinhas naturais, além de ser um conceito de biofilia encaixando perfeitamente neste projeto.

Dois elementos bem importante nos quartos montessorianos, são os espelhos e a régua. Eu gosto de usar os espelhos desconstruídos, mais uma forma de estimular a criança, pois assim ela aguça a visão de vários ângulos dela. E a régua, é uma fora dela identificar a evolução do seu corpo.

Desta forma tentamos aliar atributos sensoriais, parâmetros ergonômicos e estéticos, juntamente com todos os desejos da cliente, tendo em vista a funcionalidade, segurança e estimular a autonomia do usuário. A criança precisa se reconhecer nesse ambiente, somente desta forma ela atingira o sentimento de pertencimento.

Interruptores e tomadas.
Pendente Nazca em L.
Pendente Customizissi.
Arandela Folha – Bianca Barbato.

4 LAMP –  Iluminação.  TEL: (98) 98539 0375. Endereço: Av. dos Holandeses, n. 03, Galeria Appiani, Loja 03, São Luis – MA. Instagram:@4lamp


Cama Classic Baby – Quater

BABY STORE – Artigos para bebês. TEL: (98) 99220 2222. Endereço: Av. dos Holandeses, Galeria Luini. Calhau. São Luís – MA.  Instagram: @babystore_slz


Mesa de Apoio
Bichinhos de Pelúcia
Almofada Amiguinho

GRÃO DE GENTE – Decoração e enxoval para quarto de bebê e infantil. Site: www.graodegente.com.br. Instagram:@graodegente

 

Móveis projetados

TODESCHINI – Móveis Planejados. TEL: (98) 3304 4537. Endereço: Av. dos Holandeses, nº 10, Calhau. São Luís – MA. Instagram: @todeschinisl

 

Forro de gesso – Knauf
Forro Cleaneo –  Knauf

REVEST PRO – Marcenaria e Construção a Seco. TEL: (98) 32463104. Endereço: Av. Jeronimo de Albuquerque, 1000, Loja 06, angelim, São Luis – MA. Instagram: @revest_slz

 

Piso vinílico – Durafloor.
Rodapé – Santa Luzia.

MOEMA – Acabamentos. TEL: (98) 3227 6570. Endereço: Av. dos Holandeses, n. 03, Galeria Appiani, Loja 02, São Luis – MA. Instagram: @moemacabamentos

 

Pintura Ornamentalle
Pintura Renaissance Camurça

TINTAS E COMPANHIA – Tintas em geral (Revestimentos líquidos e especiais). TEL: (98) 3245 8904. Endereço: Av. Guajajaras, 121, loja 08, Tirirical, São Luís – MA. Instagram: @tintasecia 

 

Tapete – Ourela
Enxoval completo
Almofadas
Blackout – Hunter Douglass
Cortina Romana – Hunter Douglas

FIO TRANÇADO – Cortinas e Persianas. TEL: (98) 3227 0396. Endereço: Av. dos Holandeses, 3a quadra 34. São Luís – MA. Instagram:@fiotrancadoma


Puff
Árvore do Equilíbrio
Mesa regulável
Balanço Dream
Pendurador – Decorata

VIRA TEMPO – Compras e varejo. TEL: (98) 99153-2072 / 98107-4747. Endereço: Avenida dos Holandeses, quadra 24, Calhau, Galeria Mall Instagram: @loja.viratempo

Atendimento

Av dos holandeses quadra 11, lote 14. Sala 1108 edf Century - São Luis/MA

Compra Segura